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FREIO

É o sistema composto por dispositivos de acionamento (mecânico ou hidráulico) e de atrito que diminuem

as rotações das rodas.

Sempre que for necessário reduzir a velocidade do veículo, ou mesmo paralisá-lo

por completo, utiliza-se o sistema de freio.

Esta diminuição na velocidade do veículo é feita por atrito entre

as pastilhas (“lonas” ou “sapatas” de freio) e discos ou tambores (“panelas”).

O sistema de freio requer atenção especial, por ser um dos pontos fundamentais para manter a segurança do veículo e das pessoas.

Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste excessivo, além de comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio.

O fluido de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou, em torno de 10.000 km.
Passe em uma LAEL e faça uma revisão no sistema de freio quando:

– O pedal do freio for até o fundo, mesmo que somente algumas vezes;
– O carro ou pedal vibrar ao pisar no pedal de freio;
– O carro “puxar” para algum lado quando freia;
– Ouvir algum chiado ou ronco quando pisa no freio;
– O pedal de freio estiver muito duro.

Prevenção: Evite apoiar ou descansar o pé no pedal freio; sempre que possível, utilize também a redução das marchas para desacelerar o veículo; Em descidas, sempre ande com o veículo engrenado (com marcha engatada). Usar somente os freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento, diminuindo sua eficiência.

Sinais de problemas

Ruído ao acionar os freios, pedal oscilando, volante “puxando” para um dos lados, alavancamuito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam fim da vida útil dos componentes enecessitam de intervenção urgente, pois trata-se de um importante item de segurança.

Manutenção

A revisão periódica do sistema de freios, com a troca dos componentes de desgaste comopastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.

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